Translate

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Shannon Boxx - Perfil das jogadoras - Londres 2012

Por Anne Amorim (@ae_amorim)

Shannon Leigh Boxx ou apenas "Boxxy" a meio-campo de 35 anos é uma afro-americana, filha de pai negro e mãe branca ela foi criada no sul da Califórnia somente por sua mãe. 
Em sua juventude, Boxx defendeu o United Soccer Waves Torrance, e ajudou a levá-los a 4 conquistas do "State Cup Championships" e duas finais do "USYSA National Championship " em 1993-94.
Boxx ingressou na Universidade de Notre Dame, com a equipe da universidade ela conquistou o primeiro NCAA Women's Soccer Championship em 95, derrotando a Universidade da Carolina do Norte que era o atual campeão.
Em 1999, ela jogou na W-Legue pelo Boston Renegades, e posteriormente foi jogar na Alemanha, no FC Saabrückern pela women's Bundesliga. O San Diego Spirit foi a "casa" de Shannon em na temporada 2001 participando de todas as partidas.
Como profissional, Boxx estreou na WPS pelo LA Sol em 2009, participou de 18 partidas e marcando 3 gols e 3 assistências. Defendeu o Gold Pride FC em 2010 e em 2011 defendeu o MagicJack.
Com a seleção nacional, Shannon Boxx teve sua 1° convocação em 2003, quando a treinadora April Heinrich a convocou para a Copa do Mundo de Futebol Feminino se tornando a primeira jogadora estreante a ser convocada para uma Copa do Mundo. Boxx marcou 2 gols nos jogos contra a Costa Rica e o México, tornou-se a primeira jogadora a marcar 3 gols em seus três primeiros jogos com a seleção nacional.
Das 32 partidas do ano de 2004 da USWNT, Boxx foi titular em 31, incluindo  os jogos das olimpíadas de Atenas, onde marcou um gol e deu assistência em outro, ajudando sua equipe a conquistar a medalha de ouro. 
Ela se consagrou a terceira melhor jogadora de futebol do mundo em 2005, quando ganhou o prêmio "FIFA World Player of the Year" ficando a trás de Marta e Brigit Prinz.
Boxx passou por uma cirurgia no quadril em 2006 e quase não jogou, em 2007 ela estava na lista de convocados para a Copa do Mundo de 2007, foi expulsa na partida das semi-finais contra o Brasil após receber 2 cartões amarelos.
Outro grande momento na carreira de Shannon foi a conquista de mais medalha de ouro , desta vez em 2008 nas olimpíadas de Pequim.
Em sua terceira participação em Copas do Mundo foi em 2011, apesar dos esforços, Boxx perdeu um dos pênalti na final contra o Japão e a seleção norte-americana ficou com a medalha de prata.


Fonte:. ussoccer





Acompanhe a carreira de Shannon Boxx pelas redes sociais
Twitter:@ShannonBoxx7




Nenhum comentário:

Postar um comentário